domingo, 29 de agosto de 2010

Amar não é sofrer.

A frase que dá titulo a esse post é óbvia, mas milhares de pessoas não a levam a sério e vivem relações absolutamente torturantes sem conseguir rompê-las.Homens e mulheres preferem abrir mão da própria liberdade para serem amadas: deixam de ser quem são, deixam de externar suas opiniões, deixam de agir com sua natureza manda, deixam de ser elas mesmas para não perderem o seu amor, perpetuando assim uma relação esgotante e dolorosa.Acreditam que amar é ser vítima, que o flagelo emocional faz parte do romance,mas não é bem assim.
O amor caótico inspira livros, filmes letras de música e quase sempre tem alta carga de erotismo, o que provoca fantasia de milhares de casais que se arrastam em seu feijão com arroz cotidiano.A princípio, viver de amor explosivo parece uma sorte, e não um castigo, só que depois do princípio vem o durante, e esse durante é que enlaça, prende, machuca.Encerrada a euforia inicial, instala-se uma rotina exasperante de uma relação doentia que passa longe da satisfação.Claro que é preciso o esforço de ambos em busca de um ajuste, mas se depois todas as tentativas ficar claro que a única forma de continuarem juntos é um dos dois se anular e deixar-se consumir, aí é hora de saltar desse trem em movimento.Não é fácil.Aliás nem é difícil, é aterrorizante, pois, não esqueçamos, estamos falando de relações que ainda existe amor.
Nada disso é poético, apenas realista.Amor e dor rimam em samba-canção, mas aqui fora, na vida que se vive, não precisa ser assim.Amar tem que ser uma prática alegre, construtiva, produtiva.Sem neuras, sem engessamento.Concessões fazem parte dos relacionamentos, mas sacrifícios, quem disse?Há quem tem tenha sua energia vital sugada por um vampiro que se delicia com a resignação da sua presa.Não é justo.Melhor deixar as ilusões de lado e seguir caminhando.Outro amor pode estar mais adiante, na próxima porta.

Um comentário:

  1. Belo post.
    Se a inspiração fui eu, fale logo ashuashu'
    Brincadeira!
    Continue escrevendo!
    Vou agora fuxicar seus posts antigos xD

    ResponderExcluir